Pré-conferências de Assistência Social mobilizam profissionais e comunidade em debates sobre o SUAS

Com foco na atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de Campo Grande, deu início este mês, às pré-conferências que buscam levantar propostas para a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, com o tema Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Os eventos que antecedem a Conferência Municipal têm o objetivo de debater o tema apresentado e levantar as propostas que serão encaminhadas ao evento principal, além de servirem como um momento de reflexão e avaliação sobre como vem ocorrendo as políticas públicas do setor.

Este ano serão discutidos cinco eixos, que abordarão desde financiamento para a garantia dos direitos socioassistenciais até a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

No total, até dia 31 de maio, serão realizadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), sete pré-conferências que também vão eleger os delegados dentre os usuários, trabalhadores do SUAS, representantes de entidades de assistência social e do setor público que farão parte da 15° Confemas.

A palestra de abertura foi ministrada pela superintendente de Gestão do SUAS da SAS, Marcilene Rodrigues. Também participam como palestrantes o superintendente de Proteção Social Básica, Artêmio Versoza, e os membros da coordenação do Fórum Permanente dos usuários da Assistência Social Mário Freitas e Maria Auxiliadora Capilé.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Inês Mongenot, ressaltou a importância do diálogo na construção da política pública do setor. “Todo ano é importante reordenar as diretrizes do nosso trabalho e nós não realizamos essa demanda sem a participação de nossos colaboradores e da sociedade civil, por isso queremos que todos se sintam à vontade para dialogar sobre a política de Assistência Social, contribuindo com sugestões”, pontuou.

Frequentador do Centro de Interação da Criança e do Adolescente (CICA), entidade onde ocorreu a primeira pré-conferência, Célia Aparecida Silva falou sobre a participação nos eventos. “Nossa contribuição é importante pelo fato que a gente pode ajudar a fortalecer os serviços que são oferecidos nas entidades que somos usuários. Isso valoriza nossa opinião”, disse.

As próximas pré-conferências serão realizadas nas regiões do Lagoa, Centro, Segredo e Anhanduizinho. Já houve reuniões em Cras e entidades das regiões Bandeira, Prosa e Imbirussu.

Confemas

As conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos e tem como objetivo, criar um espaço democrático de discussão e avaliação de preposição das prioridades para as políticas públicas com a participação dos diversos representantes do governo e da sociedade civil organizada.

A última Conferência aconteceu em 2021 e foi precedida por cinco lives temáticas que debateram os avanços e desafios da trajetória da política de Assistência Social no município. Devido às restrições sanitárias referentes à pandemia, na ocasião o evento aconteceu apenas no formato virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *