Gestão de acidentes une transportadoras de combustíveis e forças de segurança em Campo Grande
Após uma preparação que levou cerca de três meses, foi realizada, nesta segunda-feira (18), em Campo Grande, uma simulação voltada à gestão de crise diante de um acidente de trânsito envolvendo transporte de combustíveis.
A simulação contou com a atuação das forças de segurança do Corpo de Bombeiros Militar de MS e da Polícia Rodoviária Federal, sendo promovida pelo grupo de transportes Cenze, em parceria com a Veronese, Para Frente Brasil, Simarelli e Ambipar.
Na ocasião, foi realizada uma simulação de acidente em rodovia, a fim de diagnosticar o quanto as equipes estão preparadas para atuar diante de uma situação de emergência envolvendo produtos inflamáveis como combustíveis.
Segundo a organização, a simulação envolveu uma equipe de cerca de 35 pessoas, entre motoristas e agentes de segurança, além de uma média de 150 pessoas envolvidas, desde a organização até a assistência.
Em 2023, apenas a transportadora Cenze, é responsável por carregar cerca de 20 milhões de litros de combustíveis como álcool, diesel, gasolina, entre outros.
Tais combustíveis são carregados entre os municípios do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Logo, o treinamento faz-se importante diante do volume e risco desse tipo de carga.
Conforme divulgado, as empresas envolvidas estão há 3 anos, desde 2020, sem precisar lidar com acidentes, trabalhando apenas com a prevenção.
Mesmo assim, o treinamento e simulação ocorrem anualmente, como forma de manter as equipes sempre preparadas.
Um acidente de trânsito com combustíveis envolve muitos riscos, como a iminente possibilidade de incêndio, explosão, contaminação do meio ambiente, entre outros.