Secretário acompanha ações do Corpo de Bombeiro no combate a incêndios em Bonito
Governo do Estado segue em alerta nos riscos da incidência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, neste sábado(23), o secretário Jaime Verruck de Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), presenciou as ações para o controle da queimada no município de Bonito.
O secretário esteve junto com o diretor-presidente do Imasul, André Borges e o assessor bombeiro militar da Semadesc, tenente coronel Leonardo Rodrigues Congro. Verruck acompanha os desdobramentos das operações de combate ao fogo, que recentemente devastaram uma vasta área de banhado em Bonito e agora colocam em risco os municípios de Porto Murtinho e Coxim.
Em Bonito, uma equipe de bombeiros, brigadistas e voluntários trabalhou para conter o incêndio que se espalhou por uma vasta área de banhado.
Segundo a Coronel Tatiane Ione, comandante do Centro de Proteção Ambiental (CPA), a característica da mata do banhado do Rio Formoso facilita a propagação das chamas, o que dificultou o combate, além da dificuldade de acesso ao local, visto que se trata de uma área de brejo.
Barcos de apoio com militares atuando dentro do rio também foram usados para que pudessem afunilar a área em chamas e iniciar o combate aéreo.
Outros Pontos
Com o controle do incêndio em Bonito, as equipes do Corpo de Bombeiros vem concentrando seus esforços em Porto Murtinho e Coxim, onde focos de incêndio ameaçam comunidades locais e ecossistemas importantes.
O titular da Semadesc destacou a importância da cooperação entre diferentes agências governamentais, voluntários e a população em geral no combate aos incêndios florestais.
“O governo estadual está trabalhando na implementação de medidas de prevenção de incêndios a longo prazo, incluindo a criação de áreas de escape, treinamento de equipes de combate a incêndios e aquisição de equipamentos especializados”, informou.