Governo de MS lança programa que pagará benefício social para cuidadores de pessoas com deficiência
O Governo de Mato Grosso do Sul lança nesta quarta-feira (4), às 9h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o Programa Cuidar de Quem Cuida. A ação tem como objetivo promover a dignidade de pessoas mediante o pagamento de benefício social a cuidadores, não remunerados, de pessoas com deficiência. A ação visa a melhoria da qualidade de vida às famílias vulnerabilizadas pela pobreza e exclusão social.
A previsão é que cada cuidador, obedecendo aos critérios estabelecidos em decreto, receba R$ 900 por mês. Dados levantados pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) estimam que ao menos 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul estariam aptas para recebimento do benefício.
Informações da Sead esclarecem que o benefício tem como público principal os cuidadores de pessoas com dependência grau 2 e 3. Grau de dependência nível 2 se aplica para pessoas com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
O grau de dependência nível 3 abrange pessoas com deficiência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
A coordenação do Cuidar de Quem Cuida explica que após a publicação do decreto, a Sead iniciará um processo de visitas, de outubro a dezembro, com base nos dados do CadÚnico com o objetivo de verificar in loco a elegibilidade desses cuidadores ao benefício social.
Após esse período também estará disponível, no site da secretaria (www.sead.ms.gov.br), link para que cuidadores, não localizados na busca prévia, possam realizar o cadastro para concorrem ao benefício. É reforçado ainda pela coordenação a importância de manter os dados atualizados no Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
Durante a permanência no programa, o cuidador e a pessoa sob sua responsabilidade serão acompanhados por equipe multidisciplinar da Sead.
Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead
Foto: Monique Alves