Presidente do TCE-MS participa de evento sobre sustentabilidade
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, participou na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, da abertura do 1º Fórum RCN de Sustentabilidade, realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
O diretor do Grupo RCN, Estêvão Congro, destaca que o momento é muito importuno para esse debate. “A nossa ideia e propósito é provocar a discussão, trazer a sociedade e as instituições privadas e públicas para participar e para construirmos juntos o que é ideal para o nosso Estado e sociedade”.
O Fórum teve a presença de especialistas, líderes de pensamento e profissionais de destaque para discutir a questão de forma aprofundada e colaborativa, desmistificar o ESG (Ambiental, Social e Governança) e entender de que formas as consequências ambientais e sociais podem mudar o rumo e a economia das organizações.
O CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlos Linkevieius Pereira, falou sobre o papel do Pacto Global e seus avanços no Brasil. O propósito e contribuição do ESG para a economia do estado foi o assunto da palestra do engenheiro civil e consultor em governança colaborativa e sustentabilidade, Sílvio Barros.
Também participaram das palestras e debates do fórum o presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Fábio Coelho, e o governador Eduardo Riedel, que vem trabalhando para tornar Mato Grosso do sul o primeiro estado carbono neutro do país.
Para o presidente da Corte de Contas do Estado, conselheiro Jerson Domingos, esse é um assunto que requer uma grande discussão. “Mato grosso do Sul é um estado privilegiado com uma riqueza ambiental diferenciada. E esse é o momento de abrir uma discussão para que tenhamos uma legislação específica para o Pantanal que oferta muito e não é recompensado por absolutamente nada.”
As discussões foram mediadas pela jornalista Rosana Jatobá, mestre em gestão e tecnologias ambientais e apresentadora do quadro CBN Sustentabilidade.