Campo Grande recebe quatro novas ambulâncias e frota aumenta para 12
Com isso, 12 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) irão rodar as sete regiões da Capital para reforçar o atendimento à população.
Cada ambulância custou R$ 372 mil aos cofres públicos, com recurso de emenda parlamentar da ex-deputada federal, Bia Cavassa (PSDB)
O SAMU de Campo Grande é o único do País que, além de fazer socorro às vítimas de acidente de trânsito nas ruas, transporta pacientes de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para hospitais. A Sesau pretende terceirizar a regulação de pacientes para que o serviço não seja sobrecarregado.
De acordo com o secretário de saúde do município, Sandro Benites, a frota é suficiente para atender a população campo-grandense. “Vai dar uma ajuda importante e desafogar esse tempo de espera resposta do SAMU. Aqui em Campo Grande, o SAMU tem como atribuição fazer o encaminhamento de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), o que, por sua vez, acaba gerando uma sobrecarga do serviço. E, com a disponibilização destas novas ambulâncias, será possível melhorar o tempo resposta de atendimento à população ”, complementou.
Além disso, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou que 50 veículos, motolâncias, ambulâncias, veículos de uso interno e para o transporte sanitário eletivo, serão entregues no ano que vem.
De acordo com o secretário, a Sesau pretende alugar 10 ambulâncias no próximo ano, assim como as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Benites explicou que as ambulâncias vão sendo alugadas conforme a necessidade do município naquele momento.
Além da Sesau, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) também recebeu 22 novos veículos.