Circuito das Cachoeiras é opção de turismo ecológico em Bonito e Serra da Bodoquena
Conhecer e desfrutar os caminhos dessas águas calcáreas, com seus meandros, formações rochosas e belos saltos, é uma experiência única que atrai milhares de turistas de todas as idades a Bonito e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.
Além das piscinas naturais para banho e relaxamento, os atrativos oferecem passeios com avistamento de pequenos animais, dentre os quais catetos, queixadas, capivaras, macacos, pacas e tamanduás, e dezenas de espécies de aves.
Os empreendimentos, alguns situados em antigas fazendas, proporcionam ainda conforto, segurança e ótimas estruturas e serviços, de hospedagem a comidas típicas, balneários (sistema day-use), cavalgada, rapel e trilhas.
O Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pelo trade do melhor destino de ecoturismo do Brasil, conta com cinco associados entre os atrativos da região que operam com esse segmento: Ceita Corê, Estância Mimosa, Cachoeiras da Serra da Bodoquena, Boca da Onça e o Parque das Cachoeiras.
Em 2023, as cachoeiras foram a terceira modalidade mais visitada em Bonito, com 124.077 visitações, superando todos os anos anteriores.
Os passeios realizados por pequenos grupos são acompanhados por guias de turismo especializados, seguindo as normas de gestão de segurança. As atividades duram meio período ou o dia todo. Confira as melhores opções:
Ceita Corê
Ambiente rural, distante 38 km de Bonito,o Ceita Corê conta com sete cachoeiras e seis paradas para banho, com trilhas interpretativas por passarelas e pontes suspensas durante as quais se ouve os sons dos pássaros na mata preservada.
A nascente do Rio Chapeninha oferece um espetáculo à parte: uma caverna subaquática, com profundidade superior a 155m.
Os pontos altos do passeio são as cachoeiras do Rio Chapena, com pontos para banhos e mergulhos, ideais para quem gosta de aventuras em total conexão com a natureza.
Estancia Mimosa
A charmosa fazenda, localizada a 25 km de Bonito, é o lugar de contemplar a paisagem, encontrar animais silvestres, caminhar pelas trilhas e, ao final de cada uma delas, se deparar com cachoeiras, dez ao total, e nove paradas para banho, margeando o Rio Mimoso.
No caminho, uma vista privilegiada da morraria da Serra da Bodoquena. Na sede com sua lagoa de jacarés e ponto de observação de aves é serviço almoço preparado em fogão à lenha.
O passeio possui sistema de Gestão de Segurança certificado nas modalidades caminhada e banho de cachoeiras.
Parque das Cachoeiras
São sete cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas banhadas pelas águas esverdeadas do Rio Mimoso, as quais sustentam lendas e crenças.
A Cachoeira do Mulungu (nome de planta calmante), acredita-se, é extasiante; a do Amor, envolve o casal em clima romântico; e a do Sinhozinho (nome de antigo curandeiro local), recarrega as energias.
O passeio pela trilha de 1,7 km leva à nascente, área preservada. Outra curtição é a piscina com borda infinita, no receptivo.
Distante 17 km de Bonito, o Parque das Cachoeiras opera com day-use e balneário.
Boca da Onça
Situado em Bodoquena, a 61 km de Bonito, um dos diferenciais do Boca da Onça é a cachoeira que leva seu nome, a mais alta do Estado, com 156m de queda livre.
O passeio no sistema day-use inclui oito cachoeiras e cinco pontos de banho, pelo cênico Rio Salobra.
Todas as nascentes estão situadas dentro da propriedade rural, o que garante a pureza de suas águas.
A Janela para o Céu é uma piscina natural de borda infinita que se une ao verde do cânion da Serra da Bodoquena.
Para quem gosta de adrenalina, o atrativo ainda oferece rapel de 90m de altura no paredão da morraria.
Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Fazenda de pecuária e ecoturismo, o atrativo também está localizado em Bodoquena, a 78 km de Bonito.
Com diversas atividades de lazer, contemplação e aventura durante todo o dia, conta com oito cachoeiras e oito paradas para banho, no Rio Betione, e balneário com tirolesa, quiosques e quadra de vôlei.
Também possui confortáveis apartamentos construídos em meio a uma mata, de onde se ouve o canto dos pássaros no amanhecer, e restaurante.
O circuito inclui uma trilha margeando o rio e passeios de bote, boia-cross, caiaque e visita às grutas.