Compra de mudas frutíferas irregulares pode trazer prejuízo em pomares de MS

Com o acrescimento do cultivo de citricultura em Mato Grosso do Sul que atualmente tem 2 mil hectares de plantio, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) alerta que compra de mudas irregulares podem trazer doenças ao Estado.

Crédito: Freepik

Atualmente o Estado tem cerca de 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, com prospecção de ampliar em mais de 1,8 mil hectares das áreas de cultivo em unidades que estão cadastradas na Iagro.

O alerta serve também para compras de mudas irregulares em ambientes urbanos e domésticos em função da doença que atava o cultivo da citricultura (laranja, limão, tangerina), a Huanglongbing (HBL) popularmente chamada como greening.

A doença já causou prejuízos na Flórida nos Estados Unidos e grandes estragos em pomares no Estado de São Paulo e Paraná que são os maiores produtores de laranja do país. A HBL ou greening está causando transtornos em diversas plantações pelo mundo.

“A Iagro emite alerta fitossanitário sobre o risco de comprar e plantar mudas sem origem, clandestina ou de venda ambulante. Estas mudas não têm garantia de identidade, nem de qualidade para utilização em pomares domésticos ou comerciais. Elas representam um perigo sério para os pomares do Estado. Já que a presença da doença que não tem cura, conhecida como HLB ou greening, já causou estragos em outros lugares”, afirmou Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal da Iagro.

Recomendações

Tanto pequenos e médios produtores devem optar por mudas de qualidade e evitar compra de ambulantes. E ainda pede atenção aos pomares com monitoração constante, assim como o controle recomendado pelas autoridades.

HLB

É a sigla para a palavra em chinês ‘Huanglongbing’ que der dizer: doença do ramo amarelo ou a doença do dragão amarelo. Conforme informações da Embrapa, a origem do nome se deve pelo fato do aparecimento da doença ter sido identificado pela primeira vez na China.

Um dos principais sintomas do HLB são os ramos da planta na cor amarelo intenso. O pesquisador da Embrapa, Eduardo Augusto Girardi, aponta que esta é a doença mais devastadora da plantação dos citros.

“Tanto pela distribuição [que] hoje tem praticamente no mundo todo, menos na Europa e principalmente pela celeridade. É uma doença que em poucos anos mata a planta, a qualidade dos frutos reduz bastante, há uma grande queda de frutos e ela ocorre em todos os tipos de critos”, explicou o Girardi.

 

Com informações da Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *