Redes elétricas rurais passam por inspeções para prevenção de incêndios no Pantanal

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), está inspecionando a rede de distribuição de energia elétrica em áreas ruais do Pantanal.

O processo de fiscalização ocorre durante o período de estiagem e faz parte das ações preventivas para minimizar eventuais danos causados pelo fogo, também foram verificadas redes com problemas estruturais, danificadas ou com problemas de conservação estrutural.

Fotos: Luiz Bras / Paulo Ajeje

Para o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, em razão da importância do ecossistema e a localização, é essencial ser realizada uma análise das condições da rede elétrica em uma das áreas apontadas pelo gestor como mais críticas de Mato Grosso do Sul.

 

“Essa avaliação envolveu múltiplos aspectos técnicos, sociais, ambientais e econômicos. Incluindo a segurança de redes de transmissão e de distribuição de energia”, explicou Matias.

Portal do Pantanal

Pelo período de uma semana áreas ruais de Aquidauana e Anastácio foram inspecionadas por equipes da Câmara Técnica de Energia (Catene). Os municípios localizados aproximadamente a 130km de Campo Grande, carregam o título de portal do pantanal.

“A participação dos representantes da distribuidora, dos proprietários rurais e da comunidade pantaneira foi fundamental para atingir a meta de antecipar a prevenção de qualquer risco e de incêndio florestal, além da proteção ao meio ambiente”, afirmou Paulo Ajeje, engenheiro da Catene.

Participaram da fiscalização representantes da Concessionária Energisa que conversaram com proprietários rurais da região para averiguar as condições de conservação do sistema e verificar a distribuição e funcionamento das redes e ramais que atendem aquela região do Estado.

Realizar a inspeção no ambiente pantaneiro é necessário, já que fauna e flora dividem espaço com estruturas de postes, transformadores, linhas de transmissão de eletricidade até as propriedades rurais e residências pantaneiras, sendo que a principal preocupação é com a proteção do ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *