TJMS realiza sessão solene para comemorar 150 anos da comarca de Corumbá, a mais antiga de MS

Sessão solene realizada nesta quarta-feira (26), em , a 429 quilômetros de Campo Grande, encerra os dois dias de programações em comemoração aos 150 anos da Comarca do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), na cidade, a mais antigas do Estado. A solenidade contou com a presença de representantes do Judiciário e do legislativo.

O evento foi realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, na região central do município. Estiveram presentes: o presidente do TJMS, o desembargador Sérgio Fernando Martins, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) desembargador José Maria Lós, vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Mansour Karmouche, prefeito de Corumbá, Marcelo Aguilar Iunes (PSDB), entre outros representantes do poder judiciário e legislativo.

O presidente do TJMS comentou sobre a celebração dos 150 anos da comarca. “Nesse acervo histórico foi possível encontrar muitas relíquias, processos do século XIX e cronograma de automatização desde esse período. Esse é um marco sesquicentenário e mostra que estamos na busca constante por aprimoramento”, comentou.

Neste último evento, magistrados que prestaram serviços relevantes receberam homenagem especial. A solenidade também contou com a apresentação do coral Bem-te-vi, formado por crianças, o que despertou a atenção do presidente do TJMS. “São elas que estarão aqui para celebrar o bicentenário”, observou.

Relíquias foram relembradas durante solenidade (Foto: Nathalia Alcântara,

Algumas das mudanças ocorridas na Comarca ficaram marcadas e foram destacadas neste último dia de celebração, entre elas: a automatização do Sistema do e-Saj, em 2000; pedra fundamental do Novo Fórum de Corumbá, em 2005, onde atualmente funciona a sede da Polícia Civil da cidade.

Durante o evento também destacaram que em 2008 houve a inauguração do prédio próprio da Comarca, que atualmente conta com juizados especiais. Ao todo são 6 varas e, entre elas, a Vara de Fazenda e Registros Públicos, que ganha destaque pela demanda de fazendeiros na região.

Para finalizar o evento, o vice-governador do Estado, Barbosinha, entregou uma mensagem do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). O bilhete foi colocado dentro de uma cápsula do tempo que será aberta apenas em 2.074, quando a comarca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *