Livro sobre beata Laura Vicuña abre comemorações de aniversário de colégio

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e a Associação das Ex-Alunas Salesianas de Mato Grosso do Sul realizarão nesta sexta-feira o lançamento do livro “Beata Laura Vicuña”, de autoria da irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel. Ambas, biografada e autora, são das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ou seja, integrantes da congregação feminina dos religiosos salesianos.

O evento, programado para começar às 19h, no pátio central do colégio, tem entrada franca e a renda a ser obtida com a venda dos exemplares, que custará R$ 20 cada, será revertida para o custeio da própria publicação.

O acesso ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora será pela Rua Pedro Celestino, nº 1.980. A solenidade faz parte da programação de homenagem póstuma pelos 133 anos de nascimento da beata e do início das comemorações do centenário do colégio, que integra a rede salesiana na Capital.

Muito já se falou e escreveu, em filmes e livros de vários idiomas, sobre a menina chilena bem-aventurada, nascida em 1891, que faleceu na Argentina, com apenas 13 anos.

Mas, desta vez, um novo contexto poderá ser apreciado por seus devotos. Incentivada pela Família Salesiana em Mato Grosso do Sul, a autora da obra inédita debruçou-se sobre um imenso acervo literário.

O alentado mergulho nos livros e em outras fontes de pesquisa permitiu que a irmã Maria Nilda pudesse fazer o resgate de vários testemunhos daqueles que viveram próximos da beata, bem como dos milagres alcançados por intercessão da religiosa, então com apenas 12 anos, que foi beatificada pelo papa João Paulo II, em 1988.

“Ao escrever essa nota, na proximidade dos meus 90 anos, a emoção toma conta da minha alma. Lá se vão 68 anos de dedicação à vida religiosa e cá estou a publicar, após uma minuciosa pesquisa, a história de Laurinha. Eu gostaria que as pessoas, ao ler o livro, sintam-se como eu: agraciada de Laura na vida espiritual. Uma menina que aos nove anos inicia uma vida de santidade e aos 12 anos já é uma gigante”, refletiu, emocionada, irmã Maria Nilda.

A cuidadosa pesquisa da devota retrata no livro passagens históricas da vida de Laura e os principais personagens da sua ascensão, entre os quais estão a irmã Ângela Piai, primeira diretora da jovem, no Colégio Maria Auxiliadora de Junín de los Andes, Argentina, e a irmã Rosa Azócar, a primeira professora e catequista de Laura.

O padre Augusto Crestanello, primeiro biógrafo, orientador espiritual e confessor de Laura, e o padre Zaccaria Genghini também fazem parte da lista de personagens retratados para ajudar a contar a história da beata.

Padre Genghini foi quem administrou os últimos sacramentos, em 22 de janeiro de 1904, testemunhou a revelação do segredo da menina e presidiu seu funeral, além de ter confessado dona Mercedez, a mãe de Laura.

TESTEMUNHO

O livro traz também um capítulo com testemunhos, pois, segundo a autora, ela “gostaria que todos entendessem o que é viver a palavra de Deus no dia a dia, transformando a própria vida”.

Assim, pessoas que alcançaram graças pela intercessão da beata tiveram a oportunidade de contar suas histórias, entre elas, a advogada Laura Maria Siufi Nepomuceno, a arquiteta Lucy Ferreira Lucas Heritier, a especialista em educação Inah Aparecida Barbosa dos Anjos e o senador Nelsinho Trad, todos sul-mato-grossenses.

Católico praticante, Trad conta que sua mãe, Therezinha Trad, falecida aos 86 anos em fevereiro de 2023, e a irmã Maria Nilda foram colegas de escola na infância.

Mas foi no início dos anos 1970, quando tinha por volta de 11 anos de idade, que vivenciou a experiência espiritual que marcou sua vida para sempre.

“Quando menino, recebi a graça de cura por intermédio de Laura que, desde então, ao lado de Deus, está na base da minha fé e no meu dia a dia”, testemunhou o senador.

Mais informações sobre o livro e sobre o evento de lançamento: (67) 3324-6144, (67) 3325-6244 ou (67) 99205-6027 (Neiba Ota).

Nota da autora

“Nasci em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1934. Quando fiz oito anos, minha família mudou-se para Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Logo, fui matriculada no Colégio Maria Auxiliadora. Naquele lugar, abençoado por Dom Bosco e gerido pelas Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, começava a realizar-se o plano de Deus em minha vida: a dedicação exclusiva à Obra do Senhor como missão para Jesus. Lá se vão 68 anos e cá estou a publicar meu primeiro livro.

A história da humanidade registra muitos casos de homens e mulheres que deram ou trocaram suas vidas por uma causa ou pela felicidade de alguém. É verdade. As motivações? Heroísmo e patriotismo, liberdade social e política, paixão e amor infinito, mas a narrativa, as informações, os relatos e os testemunhos que trago aqui têm a expressão de um sacrifício pessoal que não se encaixa em um padrão comum.

Um sacrifício realizado pela maior e mais sagrada das forças que move um ser humano a agir e, de forma extrema, abrir mão da própria vida pelo bem de uma única pessoa: a fé no amor e no poder de Deus!

Venha comigo. Mergulhe na história de Laura do Carmo Vicuña, a menina chilena que legou ao mundo um exemplo único de abnegação e entrega. Leia, ore, reflita, entregue a Deus a sua pequenez, espere, e a graça virá.

Que essas páginas lhe conduzam a uma vida mais próxima de Deus, que lhe fortaleçam na fé e tragam a certeza de que só no Senhor está a cura, a salvação e a vida eterna. Amém?”. (Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *