Sanesul confirma presença no “Pantanal Tech MS” que ocorrerá no município de Aquidauana
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) confirmou presença no “Pantanal Tech MS” que ocorrerá na unidade universitária da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) na cidade de Aquidauana, entre os dias 28 e 29 de junho.
O diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, recebeu o convite para participar do evento das mãos do reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, na tarde da última sexta-feira (19), na sede da Sanesul, em Campo Grande.
Organizado pelo Governo do Estado e pela UEMS, trata-se do maior evento de tecnologia da região pantaneira.
Durante o encontro na Sanesul, o reitor explicou que a proposta do Pantanal Tech MS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, visando divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável.
Renato Marcílio destaca a importância de evento dessa natureza diante das abordagens relacionadas na programação como desenvolvimento sustentável do Pantanal, incluindo Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, economia, entre os temas de relevância para a região.
“Estamos muito entusiasmados em participar do Pantanal Tech MS, um evento que coloca em destaque a importância da sustentabilidade e da inovação na região do bioma Pantanal. A Sanesul está comprometida com práticas tecnológicas que promovam uma produção sustentável e estamos ansiosos para contribuir com essa agenda positiva”, afirmou o dirigente.
ORGANIZAÇÃO
O Pantanal Tech é organizado por entidades importantes como a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Fundação MS e Embrapa Pantanal, entre outras.
O evento conta com o apoio dos cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UEMS: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Trata-se de um evento inovador com o objetivo de proporcionar interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal de MS, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma.
O reitor Laércio de Carvalho ressalta que a Universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira.
De acordo com os organizadores, o Pantanal Tech MS trabalha no Eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange: Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária sustentável, Economia criativa, Empreendedorismo, Geração de renda, Inclusão produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo.
Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observado os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
TEMAS EM DISCUSSÃO
• Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
• Boas práticas de produção sustentável no Pantanal
• Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal
• COP 30/Agenda 2030/ODS
• Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários
• Fazenda Pantaneira Sustentável
• Preparando as futuras gerações
• Turismo de Pesca Sustentável: mudança de conceito; turismo de serra e charme
• Protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal
• Manejo de pastagens; manejo e recuperação de pastagens nativas e exóticas
• Uso e conservação dos solos do Pantanal
• Manejo genético e reprodutivo
• Programa estadual de pagamento dos serviços ambientais
• Crédito de Carbono