Após o frio, MS vai enfrentar tempo seco e calor de até 7ºC acima da média
Os sul-mato-grossenses, nesses últimos anos, já devem estar acostumados com as mudanças drásticas no clima do Estado. Após semanas de uma forte frente fria, o veranico, conhecido popularmente pela estiagem, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação, pode aumentar em até 7ºC a temperatura em Mato Grosso do Sul.
Conforme informações do Climatempo, as temperaturas no Estado começam a ter um aumento significativo nesta quinta-feira (18) e devem perder força somente no próximo dia 25. Além de Mato Grosso do Sul, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem enfrentar dias complicados de forte calor.
Conforme informações meteorológicas, o veranico, que ocorre mais frequentemente em pleno inverno, tem características que podem modificar o clima em algumas regiões. Neste período, os termômetros em Mato Grosso do Sul podem registrar aumentos significativos de 5ºC a 7ºC.
Como fica o clima para os próximos dias
Conforme informações do Centro de Monitoramento de Tempo e Clima (Cemtec), o tempo volta a ficar estável nesta semana, com sol, variação de nebulosidade e elevação das temperaturas em Mato Grosso do Sul.
Ainda de acordo com os dados meteorológicos, os índices de umidade relativa do ar permanecem baixos, com valores entre 15% e 35%.
Durante a noite e ao amanhecer, as temperaturas mínimas permanecem mais amenas; porém, ao longo do dia, as temperaturas máximas estarão em gradativa elevação. Não se descarta a possibilidade de formação de nevoeiro e/ou neblinas.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há possibilidade de risco de problemas respiratórios nas próximas semanas. Por isso, o órgão alerta a população sobre a importância de cuidados com a saúde, especialmente nesta semana em que a frente fria que atingiu Mato Grosso do Sul se dissipou.
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)