Peeling de fenol: Laudo revela causa da morte de empresário que fez procedimento em SP
Laudo do IML (Instituto Médico Legal) concluiu que Henrique Chagas morreu em decorrência de um edema pulmonar agudo, após inalar fenol. Isso aconteceu durante a realização do peeling, em de 3 junho, em São Paulo.
A inalação do produto químico teria provocado alterações dos órgãos do sistema respiratório do empresário. As informações foram divulgadas pela TV Globo nesta quarta-feira (17).
Peeling de fenol
O peeling de fenol se tornou um dos assuntos mais falados na internet, após a morte do empresário Henrique Chagas, de 27 anos.O procedimento não é uma novidade e deve ser feito com vários cuidados.
Ao Midiamax, a dermatologista Isadora Santamarina lembra que o peeling de fenol é um procedimento já antigo, apesar de surgir como uma novidade na internet. No entanto, era feito em ambiente hospitalar, com o paciente monitorado.
“É uma substância química que penetra na pele e faz literalmente uma queimadura, para vir uma pele nova”, relata a médica. Ainda segundo Isadora, o procedimento é indicado para pessoas com envelhecimento de pele intenso, rugas profundas ou cicatrizes também profundas.
Também conforme a dermatologista já existe risco em caso de aplicação da substância acima de 1% da superfície corpórea. Isso, porque o produto sofrerá absorção sistêmica na corrente sanguínea.
Essa substância é cardiotóxica. Ou seja, pode causar uma arritmia cardíaca, possível causa da morte do empresário Henrique.
No consultório é indicado o peeling apenas em pequenas áreas, como em volta dos olhos ou da boca. Ainda assim é importante um monitoramento, afirma a médica.
“Deve haver um cuidado pré, durante e pós”, lembra a dermatologista. Entre os cuidados estão os exames cardiológicos, para saber se o paciente não tem qualquer alteração, bem como exames de sangue.
“Não é simples, nem banal”, afirma Isadora.
Banalização dos procedimentos
O que a médica ainda lembra é que as pessoas passaram a acreditar que os procedimentos estéticos estão muito simples. Isso, porque escolhem os profissionais pela internet, muitas vezes no Instagram e a partir da quantidade de seguidores.
Porém, não levam em conta a capacidade do profissional em questão. “Não é porque tem um Dr. na frente que é um Dr.”, diz.
Assim, o ideal é checar as referências do médico que fará o atendimento, se tem registro, se tem os equipamentos necessários, também se a pessoa conhece alguém que já fez procedimentos com esse médico.
A dermatologista Isadora lembra que no consultório mantém desfibrilador e cilindro de oxigênio, bem como outros equipamentos de suporte. “Nunca sei se o paciente vai ter uma reação alérgica e precisará ser socorrido. Por isso é importante garantir um primeiro atendimento até a chegada do socorro”, pontua.
Como exemplos de sintomas de uma reação alérgica a produtos estéticos estão a sensação de boca seca, palpitação taquicardia, falta de ar e inchaços.
Empresário morreu após o procedimento
Dois dias após a morte de Henrique, Natalia Fabiana de Freitas, conhecida como Natalia Becker, se apresentou em uma delegacia de São Paulo para prestar depoimento. Ela é dona da clínica de estética onde Henrique morreu após realizar um peeling de fenol.
Natalia prestou depoimento e contou que se formou por cursos online, sendo que realiza os procedimentos desde o final de 2023. O caso é investigado como homicídio.
Além disso, a clínica foi fechada pela Vigilância Sanitária.