‘Aluno Imunizado’ nas escolas é estratégia para garantir meta de vacinação em MS

Em busca de ampliar a integração e a comunicação entre as unidades de saúde e escolas, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a SED (Secretaria de Estado de Educação) lançam nesta segunda-feira (4) a campanha ‘Aluno Imunizado’, voltado para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, residentes em Mato Grosso do Sul.

Conforme a SES, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde, como Covid-19, dengue e poliomielite. As crianças e adolescentes deverão ter a autorização dos pais para a aplicação das vacinas em âmbito escolar, visto que todas as escolas estaduais e municipais participarão da campanha.

Esta é a segunda edição da campanha em Mato Grosso do Sul, seguindo prerrogativas do Ministério da Saúde, cujo objetivo é vacinar toda a população escolar. Isso porque, embora a vacinação na primeira e segunda infância seja obrigatória, existe uma baixa adesão de alguns imunizantes como o da Covid-19, que entrou recentemente no calendário de vacinação.

 

Pais recebem orientação sobre vacinação (Karina Campos,

Primeiro dia de campanha

O primeiro dia de campanha, em Campo Grande, ocorreu no CEI ZEDU (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad), localizado no Parque dos Poderes. Conforme Fátima Mack, diretora da unidade, a expectativa é que nesta segunda edição haja uma adesão superior à primeira, quando 50% dos estudantes do CEI foram imunizados.

“Nós estamos com 361 crianças matriculadas aqui no CEI ZEDU. Vacinar é um ato de amor. Então, os pais daqui têm muita consciência disso. Acredito que hoje nós vamos ter uma adesão de 70%, porque muitos pais já foram aos postos de saúde e já trouxeram o DVA, que é a Declaração de Vacina Atualizada. Então, aqueles que não têm, foram convidados para trazer hoje a carteirinha para ter o DVA”, explica.

Fátima Mack, diretora do CEI ZEDU (Karina Campos,

Além dos profissionais da SES disponíveis para orientar pais e alunos, o lançamento da campanha contou com a presença ilustre do personagem Zé Gotinha, que corrobora para a aceitação das crianças nas campanhas de imunização.

“As crianças adoram. Para criança tudo é vivência, né? Então a vivência deles da vacina hoje vai ser através do Zé Gotinha. Elas enxergando, vendo, interagindo, vão chegar em casa e contar para a família o que teve aqui hoje. E o Zé Gotinha lembra o quê? Vacina. Nós estamos prontas aqui pra atender as nossas crianças e fazer sempre o melhor para elas”, acrescenta a diretora.

Como no CEI estudam apenas crianças em idade de primeira infância, não houve aplicação de vacina, apenas orientações e atividades de incentivação. A imunização só ocorrerá por meio de autorização dos responsáveis.

Grupos de vulnerabilidade

Conforme Ana Paula Goldfinger, coordenadora de imunização da SES, a campanha ‘Aluno Imunizado’ ocorre, principalmente, pela necessidade de se cumprir a meta de imunização – de 95% – para que essa população, que integra um grupo vulnerável, possa estar protegida.

Ana Paula Goldfinger, coordenadora de imunização da SES (Karina Campos,

“Nossa intenção não é somente vacinar, mas também emitir a DVA, que deve ser apresentada no ato da matrícula. Ou seja, além de verificar e ver se existem vacinas em atraso e orientar os pais a buscar a unidade de saúde, a gente também emitir essa DVA para que eles já forneçam para a escola, para o próximo período escolar”, explica.

A coordenadora enfatiza ainda que não haverá vacinação presencial nas escolas para o público infantil, apenas para adolescentes. O cronograma será organizado pelas secretarias e divulgado em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *