Humap recebe Festival Mais Cultura da UFMS
Festival Mais Cultura chega a mais uma edição e tem cerca de 300 atividades previstas entre os dias 25 e 29 de setembro, na Cidade Universitária. O evento busca democratizar o acesso à cultura e é aberto a toda a comunidade.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, explica que o Festival visa impactar estudantes e servidores com a cultura produzida dentro da própria Universidade e por parceiros, além de integrar a comunidade externa. “Tem um duplo objetivo: a gente quer impactar a comunidade interna e sensibilizar para as artes, e o outro aspecto é trazer para dentro da Universidade a comunidade campo-grandense. A ideia do Festival é circular o que temos de produção, trazer coisas bem elaboradas e colocar tudo isso à disposição”, reforça.
Tradicionalmente, o Festival também realiza apresentações no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Ebserh.
Na última quarta-feira, aconteceu no auditório da superintendência, uma apresentação musical com Elias e Artur Manhães para as chefias do hospital e também entrega de brinquedos, doados no evento e irão para Brinquedoteca do Humap-UFMS.
A gerente de atenção à saúde, Drª Cláudia Lang, agradeceu a entrega das doações e a bela apresentação do duo: “é com imenso prazer que fomos presenteados nesta tarde com música, que trazem suavidade para nosso trabalho. E lindo de ver talentos tão jovens já se dedicando à arte e cultura”.
Na tarde do dia 28/09 (quinta-feira) o Humap recebeu o musicista Brenner Rozales, que tocou viola de arco nas dependências do hospital, encantando colaboradores, pacientes e acompanhantes com sua apresentação.
Brenner atualmente mora em Israel e está de férias e conta que fica muito feliz em poder levar músicas para ambientes hospitalares: “ hoje foi um dia mais que especial para minha alma, agradeço ao Humap por me proporcionar a oportunidade de tocar num lugar que exala esperança”.
É sabido que a música pode ser usada no auxílio da saúde de duas formas: preventiva ou terapêutica. Ela tem um impacto direto e mensurável no estado mental, reposta biológica ao estress, sensação de dor, ação cardíaca, pressão sanguínea, níveis de hormônio, produção de morfinas, adrenalina e atividade cerebral.
Nesta sexta-feira (29), com duas sessões o espetáculo de dança contemporânea “Chafica”, encerra as apresentações no teatro. O espetáculo homenageia a figura de Sarah Abussafi Figueiró, uma mulher de ascendência libanesa que realizou inúmeros feitos na cultura sul mato-grossense, tanto nas artes plásticas como na dança, promovendo a oficialização e o desenvolvimento dessas áreas.
Serviço – Festival Mais Cultura UFMS
Data: 25 a 29 de setembro
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: R. UFMS, S/N, Universitário
Entrada: Franca (opcional 1kg de alimento não perecível)
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.