‘Feriadão’ de Carnaval termina com 6 assassinatos e 4 mortes no trânsito em MS
De sábado (18) até esta quarta-feira (22), Mato Grosso do Sul registrou ao menos 6 homicídios, três casos de morte a esclarecer e duas mortes em confronto com a Polícia Militar. Um rapaz também foi morto em suposta tentativa de assalto e 4 pessoas foram vítimas no trânsito.
No dia 18, um rapaz de 21 anos foi encontrado morto a tiro na região de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai. Ele estava com as mãos amarradas e foi identificado como filho de um policial aposentado.
Esse rapaz, de nacionalidade paraguaia, era investigado por envolvimento no roubo da camionete de um delegado da Polícia Federal. Ainda na noite do sábado (18), Renan Rodrigues Martínez, de 16 anos, foi assassinado em Dourados.
O jovem foi morto com quatro tiros quando andava de bicicleta com amigos. Na mesma noite, Francisco Edmilson dos Santos, de 44 anos, foi assassinado a tiros em Três Lagoas. Ele foi morto a tiros e o autor do crime se apresentou, alegando legítima defesa.
No domingo (19), Eládio Gonzalez, de 46 anos, morreu no Hospital da Vida em Dourados. Ele estava internado desde o dia 12, vítima de esfaqueamento. Eládio era morador em Paranhos.
Na segunda-feira (20), Antônio Marcos dos Santos, de 47 anos, morreu vítima de esfaqueamento em Caarapó. O autor do crime foi preso momentos depois, com a faca usada no crime. O fato teria acontecido em um bar, após discussão.
Já na noite de terça-feira (21), Perci Antunes da Silva, de 38 anos, foi morto a facadas em Itaquiraí. Ele chegou no assentamento com um amigo, de carro, e o autor já estaria no local com uma caminhonete.
Então, houve discussão entre autor e vítima, quando o suspeito deu várias facadas em Perci. A vítima foi levada ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos
Mortos em confronto
Na noite de sábado (18), Leonardo de Souza, de 25 anos, morreu em confronto com policiais do Batalhão de Choque. Conhecido como Talibã, o rapaz já foi alvo de operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), contra o PCC (Primeiro Comando da Capital).
Leonardo era acusado de integrar a facção criminosa e, além disso, de participar de ameaças contra policiais em Mato Grosso do Sul. Os atentados não chegaram a acontecer. Leonardo foi morto após atirar contra os policiais durante abordagem.
Na casa em que ele estava foi encontrado um simulacro de pistola, usado em assaltos em Campo Grande. O comparsa e suspeito de cometer os roubos com a arma de brinquedo acabou preso.
Na noite seguinte, no domingo (19), Harley Leandro Estevão Assunção foi morto em confronto com policiais militares no Tijuca. Ele estaria negociando drogas quando foi abordado e acabou reagindo, atirando nos militares, que revidaram.
Harley estava foragido em Goiás, por participação no assassinato de um homem. O caso aconteceu em agosto de 2021, por suposta rixa de facções. Harley, conhecido como ‘Escobar’, era apontado como chefe no tráfico de drogas e liderança do PCC.
Outro caso a ser esclarecido pela polícia foi a morte de Lucas Arruda, de 19 anos, na noite do sábado (18). Ele foi morto com um tiro no peito por policial federal, após suposta tentativa de assalto na região central de Campo Grande.
O agente federal alegou que houve uma tentativa de roubo, mas familiares e amigos de Lucas contestam a versão. O caso será investigado e ainda não há registro de imagens de câmeras de segurança que tenham flagrado a ação.
Mortes no trânsito
Eduardo Mendes, de 53 anos, morreu vítima de acidente de trânsito em Dourados, no sábado (18). Ele pilotava uma motocicleta quando desviou de um ciclista, que atravessou a pista. Com isso, atingiu um poste e acabou morrendo no hospital.
Na noite de domingo (19), Jefferson Ishibashi, de 30 anos, morreu em um grave acidente na BR-376, em Vicentina. O árbitro de futebol estava em um Gol, quando houve colisão frontal com um Ônix, ocupado por uma família.
Também no domingo, dois acidentes foram registrados em Campo Grande. Na BR-163, Ana Raquel Barbiero, de 36 anos, morreu ao colidir o carro que dirigia contra um caminhão. Ela teria invadido a pista contrária.
Já Eduardo dos Santos Rodrigues, de 37 anos, colidiu a motocicleta contra um boi, que estava solto na pista. O acidente aconteceu na BR-262.
Mortes a esclarecer
Senir Chaves de Paula, de 84 anos, foi encontrada morta em casa, em Terenos, no domingo (19). Ela teve a casa invadida por bandido e a suspeita é de que sofreu uma parada cardiorrespiratória, com o susto.
Na segunda-feira (20), Rudney Domingos de Carvalho, de 40 anos, morreu após socar uma janela. Ele brigava com a esposa quando deu o soco na janela de vidro. No entanto, teve uma artéria rompida e acabou morrendo no hospital.
Em Jardim, Noberto Coenes, de 50 anos, morreu na terça-feira (21). Ele foi encontrado caído na rua ensanguentado e com lesões. Assim, foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Os casos são investigados pela Polícia Civil.