A Uber emitiu um novo comunicado sobre o uso do ar-condicionado, especialmente durante a onda de calor que castiga o país. A empresa não fala em obrigação do motorista em ligar o aparelho, mas faz alerta sobre as atitudes que podem impactar na avaliação dos usuários, o que pode levar a perda de benefícios.
No texto, a empresa afirma que o ar-condicionado é um “requisito” para cadastro de um carro na plataforma em qualquer modalidade de corrida e que é previsto no Código da Comunidade a manutenção para garantir o funcionamento de todos os itens do automóvel, incluindo o ar-condicionado.
“Diante das recentes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar a saúde e o bem-estar tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, em todas as modalidades de viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto”, afirma o texto.
Além disso, a empresa alerta que as viagens que “não atendem às expectativas” dos clientes, como no uso ou não do ar-condicionado, pode impactar diretamente o motorista, já que os usuários podem:
- Cancelar a viagem;
- Reportar a situação à plataforma;
- Considerar a insatisfação na hora de avaliar o motorista.
As baixas avaliações feitas pelos clientes podem levar a perda de acesso a produtos especiais com média de avaliações mínima, como o Uber Comfort, o Uber Black e o VIP.
Motorista pode cobrar para ligar o ar-condicionado?
A Uber reforça que é proibida a cobrança de qualquer valor adicional aos passageiros em nome da empresa.
É considerada violação às regras de segurança do Código da Comunidade fazer cobranças fora da plataforma. A atividade pode levar à desativação da conta do motorista.