Nas últimas 24 horas, o Município de Aquidauana ficou na segunda colocação da lista de cidades com maiores temperaturas do Brasil. Conforme levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros atingiram 37,3°C, atrás apenas de Boa Vista, no Acre, onde o registro foi de 38,1°C.
Além de Aquidauana, as cidades de Miranda, Jardim e Água Clara também entraram no rol de lugares mais quentes do País. Respectivamente, as temperaturas foram de 36,2°C e 36,1°C.
Para esta sexta-feira (5), a situação do clima se mantém crítica em Aquidauana, conforme balanço divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Além de temperatura máxima de 37,3°C, a umidade relativa do ar também atingiu níveis críticos e considerados prejudiciais à saúde, com percentual de apenas 32%.
Com as altas temperaturas, previstas para todo o Estado, o cenário também favorece a formação de pancadas de chuvas rápidas e isoladas. Segundo o Inmet, Amambai, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol e Coronel Sapucaia estão sob alerta de chuvas intensas.
A previsão é de acumulado de chuvas de até 50 milímetros no dia e ventania que pode atingir 60 quilômetros por hora. O aviso meteorológico termina no sábado (6), às 10h.