Deputados da ALEMS reiteram compromisso em defesa da Pessoa Idosa

Lei de autoria do deputado Renato Câmara instituiu o Junho Prata

O mês instituído pela Lei Estadual 5.215/2018, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB) é a época escolhida para reflexão sobre os cuidados e o acolhimento que devemos ter com a pessoa idosa. Nesta manhã (3) aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a abertura do II Encontro Junho Prata e Universidade da Maturidade da UEMS (UMA/UEMS): Promovendo a Educação, Saúde e Bem-estar Intergeracional”.

No encontro, que integra a programação do 9º Seminário Estadual de Enfrentamento Violência contra a Pessoa Idosa, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, coordenada por Renato Câmara, foram assinados dois temos de compromisso e entregues cheques simbólicos representado duas emendas parlamentares do deputado, no valor de R$ 50 mil cada, uma destinada a ampliação da Universidade da Maturidade na UEMS de Dourados e outra à Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Sobre a importância do constante debate sobre o tema, o deputado Renato Câmara ressaltou alguns pontos. “É necessário discutir um tema que muitas vezes fica debaixo do tapete, a violência contra a pessoa idosa, que é um tabu eprecisa ser quebrado por meio de debate e a cooperação de várias instituições, o Junho Prata representa tudo isso, a junção de várias ideias e opiniões para pensarmos em políticas públicas que atendam a pessoa idosa e evitem a violência”, concluiu.

“A UEMS é parceira em vários projetos, o deputado Professor Rinaldo Modesto também em parceria na nossa Frente Parlamentar. O Junho Prata cada vez mais cresce. Temos um caminho infinito a ser trilhado para obtermos cada vez mais melhores resultados”, destacou o deputado Renato Câmara.

Professor Rinaldo Modesto e alunos da UMA/UEMS 

O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) lembrou que a expectativa de vida tem aumentado em Mato Grosso do Sul. “É preciso que a gente continue cruando políticas públicas para inserir esse público de várias faixas etárias, a questão da violência também tem aumentado muito. As pessoas idosas e os jovens às vezes são intolerantes. É importante todo tipo de ação que venha no sentido de conscientizar a população sobre a importância de fazermos a prevenção em todas as áreas, dentre elas a violência. Parabenizo a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, celebrando o Junho Prata aqui na universidade, no campo do conhecimento”, destacou.

O reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, elogiou o trabalho dos parlamentares em prol da Educação. “Registro aqui o quanto esses deputados têm trabalho por Mato Grosso do Sul, a frente de uma causa tão nobre. Recentemente aprovaram a Lei do Pantanal, é a certeza de que podemos acreditar no futuro que queremos”, considerou.

Hélio Daher elogiou o trabalho realizado pela UEMS

Hélio Daher, secretário de Estado de Educação (SED), falou de adaptação. “A educação negligenciou por muito as pessoas idosas, acreditando que todos tinham que se adaptar ao mesmo tipo de alfabetização. O Governo do Estado vem trazendo a necessidade de abraçar as necessidades das Pessoas Idosas. Temos um orgulho por esse trabalho tão importante que está sendo realizado”, disse.

Entre as autoridades presentes estavam a secretária de Cidadania, Viviane Luiza, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDPI), Ana Maria Thimôteo, a vice-reitora da UEMS, Profª Dra Luciana Ferreira da Silva; o secretário executivo de Direitos Humanos, Ben Hur e o coordenador da UMA/UEMS, professor Djanires Neto. O evento contará com formação de mesa redonda e continua no período vespertino.

UMA 

Apresentação de dança nesta manhã do grupo da UMA/UEMS

Durante o evento houve exposição dos projetos de intervenções elaborados pela Universidade da Maturidade (UMA), Entre os projetos demonstrados com a “Tela das sensações”, estão a tecnologia socical, o empreendedorismo prateado, ciclo de palestras realizados, e a inclusão digital e o projeto de monitores de turismo. O grupo também fez a apresentação cultural do evento com uma dança intergeracional representando o Mato Grosso do Sul.

A UMA é um projeto de extensão UEMS, em parceria com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), voltado aos maiores de 45 com qualquer escolaridade. Seus integrantes recebem o certificado de “Educador Social do Envelhecimento Humano”, possibilitando o conhecimento sobre os contextos do envelhecimento diante da sociedade. Saiba mais, clicando aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *