Último dia de setembro foi marcado por recordes de calor em Mato Grosso do Sul
Informativo do tempo em Mato Grosso do Sul, referente a segunda-feira (30), mostra que o último dia de setembro foi um dos mais quentes do ano em várias localidades do estado. Aquidauana bateu o recorde de dia mais quente do ano, registrando a maior temperatura do país, com 42,9ºC.
O município de Corumbá também bateu recorde de calor ontem, com 42,8ºC. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). Confira o ranking de cidades mais quentes ontem:
- Aquidauana – 42,9°C
- Corumbá – 42,8°C
- Nhumirim – 42,3°C
- Coxim – 41,9°C
- Água Clara – 41,8°C
- Miranda – 41,5°C
- Cuiabá – 41,4°C
- Porto Murtinho – 41,4°C
- Rondonópolis – 41,3°C
- Três Lagoas – 40,5°C
Ainda conforme o informativo, o município de Itaquiraí registrou a menor umidade do ar em Mato Grosso do Sul, em 9%, considerada muito perigosa para a saúde.
Com relação à previsão para o restante desta terça-feira (1º), a previsão do Cemtec indica tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens. Porém, devido ao aquecimento diurno, não se descartam pancadas de chuvas isoladas.
São esperadas altas temperaturas com valores que podem atingir entre 38ºC e 43°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10% e 20%.
Alerta de perigo para onda de calor
Mato Grosso do Sul permanece em alerta devido à onda de calor extremo. Nesta terça-feira (1°), a umidade relativa do ar está baixa e a máxima deve chegar a 42°C.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um sistema de alta pressão atmosférica mantém o clima quente e seco em todo o Estado.
Em Campo Grande, as temperaturas devem ficar entre 24°C e 27°C de mínima, enquanto a máxima será de 35°C a 38°C. Em Dourados, o dia começa com 24°C e deve chegar a 38°C.